Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nelson Domingos Eduardo

Nelson Domingos Eduardo

Análise de negócio (business anlyses), o que precisas saber! Parte 2.

17.08.20 | Nelson Eduardo

aa.png

O que o analista de negócio deve saber

O analista de negócio deve saber diversos conceitos, técnicas e ferramentas, que são aplicados nas seguintes 7 áreas:

  1. Definir Estratégia e objetivos de Negócio

Esta e faze inicial para melhor compreender o analise da estratégia do negócio (aqui estamos a falar, fundamentalmente, do ambiente interno e externo da empresa, usando diversas técnicas como PESTLE e MOST), como estão definidas ou mesmo definir estratégias de negócio, acompanhar a implementação das estratégias definidas, e por fim medir o desempenho destas estratégias definidas (através da identificação dos CFK-Fator Críticos de Sucesso) e monitoramentos dos KPI ou balanced Business Scorecard.

  1. Investigar de situação de negócio

Permitir aferir a situação do negócio e das pessoas envolvidas, enfim, no negócio afim de descobrir possíveis problemas e documentar os possíveis resultado da investigação. Fazer uma investigação qualitativa (através de intervistas, workshop e observações) e investigação quantitativa (análise de documentos, relatório, questionaria, na realidade dados que nos ajudam a ter mais insights)

  1. Considerar perspectivas

Esta e uma das etapas em que depois de se fazer uma investigação da situação do negócio. Podendo surgir ainda alguns aspectos a trabalhar, algumas rejeições ao resultado ou ao plano de negócio, ao requerimento. Por isso, deve saber identificar os stakeholder (pessoas com importância no negócio), fazer análise dos stakeholder e até mesmo a gestão de stakeholder

  1. Analisar as necessidades do negócio

Nesta etapa é onde identifica-se as lacunas entre a situação atual da empresa e desejo da empresa, identificar os componentes que serão necessários para se atingir os anseios da empresa. Aqui estamos em presença do modelo de organização, analise os processos do negócio e identificar Business Change, avaliar opções

Na realidade, em sequência das etapas anteriores, aqui o analista de negócio trabalha considerando as opções que estão disponíveis para dirigir os problemas do negócio e apresentar proposta para possíveis mudanças aos gestores sempre em conformidade ao plano de negócio (business case). Existe 4 elementos para trabalhar com isto, que são: identificar opções, reduzir as opções (se for possível), preparar os elementos do plano de negócio, e por fim apresentar o plano de negócio.

  1. Avaliar opções

Nesta etapa, o analista de negócio trabalha sobre considerar e pôr as opções que estão disponíveis para ir encontra dos problemas do negócio e apresentar proposta de mudanças para gestor superiores em forma de Business case. Em resumo, e identificar opções, fazer uma lista curtas das opções, preparar um business case e por apresentá-lo.

  1. Definir requerimentos

Esta é uma etapa importante para o analista de negócio, usando quer para negócio ou para uso ou implementação de TI. Deve se ter a capacidade de olhar para além do que os Stakeholder têm dito, e assim definir requisitos que resultem na solução para os verdadeiros objetivos do negócio. Etapas como licitação de requisitos (etapa embrião, aqui tem haver mais com investigação em sim para o requisito, uso de entrevista, workshop, ou outros meios para captar mais informações), analise de requisitos (aqui e a organização dos requisitos, bem como as suas prioridades), desenvolvimento os requisitos (documentação do requisito, validação dos requisitos, gestão de requisitos, etc.) e por fim o modelo de requisito

  1. Gerir Mudança

Ultimo etapa podemos assim considerar, na realidade analisa-se o impacto das mudanças nas empresas, nas pessoas e os benefícios (destas mudanças) para a organização, prevendo o comportamento do estado das pessoas a mudanças, que passa por Shok, rejeição e aceitação (ou não) ao logo do tempo.

Hoje em dia e fundamental esta visão para os negócio, mesmo para desenvolvimento de software (sistema), por exemplo, a metodologia Scrum prever uma função mais ou menos como o analista de negócio, na minha opinião, que e o Product owner(PO) para projectos.

____________

Este texto faz parte de um conjunto de estudo que tenho feito sobre o impacto das tecnologias nos negócios, e como os negócios tem influenciado as tecnologias. Apesar de inúmeras revisões é possível que o texto possa conter ainda erros, assim que peço que deixe o seu feedback sobre eventuais erros, sugestões, acréscimo ou duvida para que possamos partilha de informações com muita mais qualidade.

Obrigado pelo tempo despensado!

Correio electrónico: nelsoneduardo@sapo.ao